Essa pergunta foi deixada pelo seguidor Leonardo Silva em uma postagem no Instagram sobre o jogo da NFL no Brasil nesta sexta. Uma pergunta que já vem embutida com uma sugestão de resposta. E a resposta dele está correta. As chances de vermos uma partida da MLB em solo brasileiro são praticamente zero. Mas não podemos ignorar uma coisa: há dez ou 15 anos, as chances de um jogo da NFL acontecer no Brasil também era praticamente zero, e ele aconteceu.
、A maior liga esportiva do mundo não veio a São Paulo porque gosta de cachorro quente com purê ou quer conhecer a maior comunidade étnica japonesa fora do Japão. A NFL veio porque sabia que tinha muito dinheiro a ganhar no Brasil, e ela percebeu isso a partir de um trabalho longo e notável feito pela comunidade do futebol americano brasileiro – desde a mídia até o público, passando por empresas que investiram na modalidade – que se fez ouvir nos escritórios da liga na Park Avenue de Nova York.
Realizar uma partida em solo estrangeiro é sempre um risco para uma liga norte-americana. A popularidade pode estar superdimensionada (ou até existir, mas composta por um público que não é fanático a ponto de pagar o valor inflacionado do ingresso), as condições locais podem ser inferiores às mínimas adotadas no dia a dia ou a organização pode ser ruim. Qualquer uma dessas situações deixaria uma imagem de amadorismo aos olhos do mundo. Por isso, as ligas até querem explorar outros mercados, mas só pisam onde tiverem certeza de bom resultado.
A vinda ou não de um jogo da MLB ao Brasil passa exatamente por isso. A comunidade brasileira de beisebol crescer, se mobilizar e se fazer ouvir. Com duas vantagens: a liga já olha o Brasil como potencial fonte de talentos, a ponto de transformar o centro de treinamento da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol) em uma academia da MLB para toda a América Latina, e o fato de o NFL São Paulo Game ter sido um sucesso de público, organização e repercussão.
O Brasil ainda não desenvolveu um público de beisebol que dê à MLB a convicção de que sustentaria comercialmente uma série de temporada regular. No entanto, o País mostrou nesta sexta (como tinha mostrado em outros eventos, mas uma liga americana tende a se espelhar mais em outra) que é capaz de financiar e realizar um
jogo de maneira organizada e segura. E que torcedores e profissionais que vieram dos EUA voltaram elogiando o que encontraram.
A repercussão da partida desta sexta na Neo Quimica Arena deve ter chegado à NBA, por exemplo. A liga de basquete já fez jogos de pré-temporada no Brasil, além de organizar clínicas e outros eventos (como a NBA House). Trazer um jogo oficial é o passo seguinte, e talvez a liga esteja apenas esperando alguns detalhes. Gustavo Pires, presidente da SP Turis, disse no programa ESPN League que falta apenas uma arena nos parâmetros da NBA para essa partida acontecer.
Fonte do artigo:sites de loteria confiáveis